O setor de produtos de limpeza encerrou o primeiro semestre de 2024 com um aumento de 10,9% na produção física, segundo dados da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes. Esse crescimento é superior ao aumento geral da indústria, que foi de 2,6% no mesmo período em comparação com os primeiros seis meses de 2023, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, atribui esse crescimento a vários fatores, como a introdução de novos produtos, resultado de contínuos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e a redução do desemprego. No entanto, ele acredita que o principal fator para o aumento foi a estabilização dos preços de insumos e energia, permitindo que os fabricantes transferissem a redução dos custos industriais para os consumidores.
De acordo com o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a inflação dos produtos de limpeza foi de -1,44% no primeiro semestre de 2024, indicando que os preços dos produtos estão mais baixos do que no ano anterior. Em um período de 12 meses, a queda foi ainda maior, de 3,39%. Para comparação, a inflação nacional no mesmo semestre foi de 2,68%, e, em 12 meses, de 3,7%.
“Nossos produtos são altamente sensíveis aos preços. Em 2021 e 2022, a indústria de produtos de limpeza enfrentou aumentos significativos nos custos de energia e combustíveis, além da instabilidade no fornecimento de insumos, o que acelerou a inflação setorial. Com a estabilização da cadeia produtiva, conseguimos repassar a redução dos custos para os consumidores”, explica Engler.
Fonte: Super Varejo
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