Segundo dados da plataforma Daash Intelligence, especializada em inteligência preditiva com base em IA para o setor de cosméticos, mesmo com um cenário de retração nas vendas, a maquiagem segue como o principal pilar do mercado de beleza de prestígio, sendo responsável por 44% do total comercializado.
Ainda que o setor tenha registrado uma queda de 6% nas vendas em relação ao ano anterior, a maquiagem continua superando outras categorias, como fragrâncias, que cresceram 8% no período, e suplementos, que apresentaram um aumento expressivo de 18%.
O segmento de produtos para o rosto segue como destaque dentro da categoria, que inclui base, corretivos e blush, representando juntos 28% das vendas. A base continua sendo o produto mais vendido, com 12% de participação, apesar da queda de 11% na comparação anual. Os corretivos vêm logo atrás, com 9% (-8% YOY), seguidos pelo blush, com 6%, que apresentou a maior retração, de 19%.
Já os produtos voltados para os olhos — como rímel e itens para sobrancelhas — compõem 9% da categoria, mas também registraram queda: -11% para rímel e -28% para sobrancelhas. A linha de maquiagem para os lábios também não escapou da tendência de baixa, com batons e glosses registrando quedas de 18% e 32%, respectivamente. A exceção foi o delineador labial, que obteve um pequeno crescimento de 3% no período.
Mesmo com um aumento de US$ 2,40 no preço médio dos produtos, a participação da maquiagem no total de vendas caiu 2% em relação à mesma semana de 2024. Ainda assim, a categoria mantém sua posição dominante no setor, sustentada pela relevância dos produtos para o rosto e sua contribuição significativa para o desempenho geral do mercado de beleza de prestígio.
Embalagens Premium
Essa relevância da maquiagem no mercado de beleza reforça a importância de investir em embalagens que valorizem o produto e elevem a percepção de qualidade junto ao consumidor.
Empresas como a Masitubos se destacam pela alta qualidade e acabamento superior de seus tubos e bisnagas de alumínio, que oferecem não apenas proteção e durabilidade, mas também um apelo visual refinado que contribui diretamente para o posicionamento premium das marcas.
Outro diferencial da marca é sua impressão de alta definição e a precisão nos detalhes gráficos, proporcionando às embalagens um diferencial competitivo no ponto de venda, influenciando positivamente a decisão de compra e impulsionando os resultados em um mercado altamente visual e sensível à estética como o de cosméticos.