O mercado de beleza na América Latina segue em forte crescimento, destacando-se globalmente enquanto outras regiões do mundo desaceleram.
Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, mostram que, enquanto o mercado mundial cresceu 16% em 2022, a América Latina avançou quase o dobro. Em 2023, o crescimento na região foi de 26%, superando novamente a média global de 14%, e, em 2024, ultrapassou os 30%, reforçando a força dos mercados locais, com destaque para México e Brasil.
Uma explicação para esse crescimento na região, em contraste com a desaceleração em outras partes do mundo, pode ser atribuída à chamada ‘ressaca de compras de beleza’, em que o consumidor passou a reduzir suas compras após o pico do autocuidado durante a pandemia.
Atualmente o canal de luxo na América Latina movimenta US$ 4,3 bilhões, com fragrâncias respondendo por metade das vendas, somando US$ 2,3 bilhões, seguidas de maquiagem e skincare, com valores de US$ 1 bilhão e US$ 700 milhões, respectivamente. Dentre os segmentos, embora cuidados capilares representem a menor categoria, com US$ 300 milhões, foi o que apresentou um crescimento surpreendente de mais de 70%, impulsionado pela tendência “skinification”, que coloca o cuidado do couro cabeludo em destaque.
O canal online, com um crescimento duas vezes superior ao das lojas físicas, é uma força crescente, especialmente no México, onde o e-commerce lidera a expansão. Marcas de luxo estão adotando estratégias digitais para expandir sua presença nesse mercado.
Outro mudança no consumo são as novas datas promocionais, como a Black Friday no Brasil, que estão moldando os hábitos de consumo, com o quarto e segundo trimestres sendo os mais importantes.
A influência da Geração Z e as redes sociais desempenham papel crucial nesse cenário. A demanda por produtos acessíveis, como miniaturas e “dupes” tem crescido, refletindo o desejo por produtos de luxo mais acessíveis. Além disso, fragrâncias inspiradas no Oriente Médio e o fenômeno do ‘layering’ (sobreposição de perfumes e sprays complementares) estão conquistando os consumidores, principalmente impulsionados por conteúdos virais nas plataformas digitais.
Entre as tendências, destacam-se texturas de skincare e maquiagem inspiradas em ingredientes com apelo comestível, além de colaborações que fazem referência ao Y2K. Produtos “Glam up”, com acabamentos brilhantes e luminosos, também ganham força, refletindo o movimento dos desfiles internacionais e a popularidade de visuais de tapete vermelho.