Com forte presença na cultura digital, a Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1996 e 2010, vêm representando um aumento importante da população economicamente ativa.
Valorizando experiências cada vez mais personalizadas e demonstrando um crescente interesse por marcas que se comprometem com questões ambientais e éticas, além de priorizar alimentos saudáveis. Um dado interessante é que 70% dos indivíduos dessa geração estão dispostos a pagar mais por produtos que atendem a essas necessidades.
Esse comportamento impulsiona o crescimento do mercado premium. Um estudo da McKinsey & Company destacou que alimentos de alto padrão têm se tornado a principal categoria de consumo entre a Geração Z e os Millennials, que frequentemente mantêm dois empregos para financiar suas compras em supermercados premium.
Mesmo com a elevação de 11,3% no preço médio, os itens premium seguem em alta. Segundo uma pesquisa da divisão Worldpanel da Kantar, houve um aumento de 5,8% nas vendas desses produtos por unidade no terceiro trimestre de 2024, mostrando a resistência do segmento, apesar dos desafios econômicos.
Além disso, os produtos premium têm se destacado cada vez mais entre as classes média e baixa, com a saúde sendo uma das principais motivações de compra. Com o aumento do poder de compra da Geração Z nos próximos anos, espera-se que esse segmento se expanda ainda mais, consolidando-se como uma tendência, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.
Fonte: SA+ Varejo
Imagem: Pexels