Brasil tem varejo farmacêutico mais equilibrado da América Latina

Segundo estudo da Close-Up International, o varejo farmacêutico brasileiro é o mais equilibrado da América Latina. O país apresenta uma divisão mais equilibrada entre as farmácias independentes e as redes, em comparação com outros mercados da região.

Atualmente, cerca de 48% das farmácias são independentes e 52% fazem parte de alguma rede. Já na Argentina, por exemplo, 75% das farmácias são independentes, e no Equador e Chile, por outro lado, 85% dos pontos de venda pertencem a redes.

O mesmo estudo mostrou que o mercado farmacêutico latino-americano cresceu 11,6% nos últimos 12 meses até agosto de 2023, resultando em US$69 bilhões (R$336 bilhões) comercializados.

As farmácias de rede seguiram com o protagonismo, centralizando 57% dos negócios. No entanto, elas perderam 1% de mercado em comparação com o mesmo período do último ano.

O estudo da Close-Up International prevê que o mercado farmacêutico latino-americano continuará a crescer nos próximos anos, impulsionado pelo envelhecimento da população, o aumento da renda e o avanço da tecnologia.

Compartilhe: