Varejo alimentar se destaca com alta de vendas em dezembro

A Stone Varejo divulgou a 12ª edição do Índice de Atividade Econômica indicando que os hipermercados e supermercados lideraram as vendas do varejo brasileiro no último ano. Se comparado o período entre dezembro de 2023 e o mesmo mês em 2022, é possível notar que o setor apresentou um aumento de 2,2% no volume de vendas, enquanto o comércio como um todo caiu 1,3%.

No acumulado do ano, os hipermercados e supermercados também se destacaram, com um crescimento de cerca de 1%. Além desse setor, apenas móveis e eletrodomésticos apresentaram um resultado positivo, com um aumento de 0,5%.

O desempenho positivo dos hipermercados e supermercados no ano passado pode ser explicado, em parte, pelo cenário macroeconômico mais favorável ao consumo. A melhora no indicador de endividamento das famílias, por exemplo, diminuiu o comprometimento de renda com dívidas e abriu mais espaço para novas compras.

Segundo Matheus Calvelli, cientista de dados da Stone e responsável pelo indicador, o desempenho positivo de dezembro de 2023 pode indicar uma tendência positiva para o início desse ano.

Compartilhe: