Consumo de café segue em crescimento

O café é uma paixão nacional no Brasil e tem conquistado cada vez mais fãs ao longo dos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo de café aumentou 94% entre 1996 e 2022, enquanto a população cresceu apenas 32% no mesmo período, segundo dados do IBGE.

Aqueles de preparo rápido são os favoritos entre os consumidores, especialmente as cápsulas, cappuccinos e expressos, que registraram um aumento de vendas de 26% entre 2019 e 2022. O drip coffee, um método popular nos últimos anos, teve um crescimento impressionante de 824% só nos últimos dois anos.

Por conta de sua praticidade e sabor, o método drip coffee ganhou muitos adeptos nos últimos anos. Com a quantidade adequada para uma xícara ou caneca, o consumidor só precisa encaixar as hastes flexíveis e um pequeno filtro com pó de café na xícara, despejar água quente e o café está pronto para beber.

Durante os últimos dois anos, com a popularização do trabalho remoto por conta da pandemia, o consumo de café nas residências aumentou consideravelmente. Isso permitiu que os consumidores conhecessem novas tecnologias e métodos, adquirindo máquinas para preparar o café em casa ou escolhendo cafés de melhor qualidade. Em uma pesquisa realizada pela entidade nas redes supermercadistas do país, as vendas de cápsulas de café aumentaram 21% entre 2019 e 2022, enquanto o cappuccino teve um aumento de 47% e o café expresso, de 31%.

Graças ao aumento do acesso do público à informação sobre diferentes tipos de grãos e torras, outro segmento que têm apresentado crescimento é o de mercado de cafés superiores, gourmet e especiais.

Anteriormente estas marcas possuíam valores mais elevados, porém com a readequação de preços, os consumidores passaram a ter mais acesso a estes produtos, resultando em um aumento de demanda, vendas e o surgimento de novas marcas que acirram a concorrência pelo paladar do brasileiro.

Imagem: Freepik

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