Brasileiros pesquisam cada vez mais para economizar

Com a inflação e os juros altos, os brasileiros vêm pesquisando e buscando outras alternativas para encontrar as melhores ofertas e realizar suas compras mensais.

Para isso os consumidores têm consultado cada vez mais canais de compra para comparação de preço e efetivação. Segundo estudo da Consumer Insights 2022, da Kantar, o número de compradores que visitam mais de oito canais ao longo mês cresceu de 18,9% em 2021 para 26,9% em 2022.

Os consumidores também estão optando por marcas econômicas, com a categoria crescendo 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Dentre as categorias que mais cresceram estão as de Limpeza e Bazar, com 7,3% e 6,4% respectivamente. Outro estudo da Nielsen Consumer mostra por exemplo as marcas próprias (geralmente de grandes redes de supermercados e atacadistas) tiveram um aumento de quase 4% no mesmo período, tendo na mente do consumidor o sinônimo de qualidade à um preço acessível.

O estudo também mostrou que ao longo do mês os atacarejos são a preferência nos 10 primeiros dias, e as compras menores para reposição do lar ou urgência seguem a partir do 11º.

Já o e-commerce continua conquistando os brasileiros, com um usuário online tendo uma frequência de compra 15% maior do que um usuário offline.

Compartilhe: