Embalagens sustentáveis: uma mudança necessária

As embalagens desempenham um papel essencial em nossas vidas, protegendo e conservando produtos, facilitando o transporte e a distribuição, além de servir como uma ferramenta de marketing eficaz. No entanto, a produção e o descarte inadequado de embalagens têm trazido consequências ambientais significativas.

O excesso de material produzido têm sido um desafio real para o desenvolvimento sustentável da sociedade e indústria que, em sua maioria produz embalagens descartáveis e de uso único, utilizando materiais não biodegradáveis e não renováveis.

Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagem – ABRE, em 2021, o valor bruto da produção física de embalagens no Brasil atingiu R$110,9 bilhões, sendo 37,1% referente a embalagens plásticas e 31,6% de embalagens em papel. Já em 2022, faturamento deste segmento foi de R$123,2 bilhões, dos quais a fatia de embalagens plásticas apresentou uma queda de cerca de 4%, totalizando 33,6%, e as embalagens de papel cresceram cerca de 3%, ficando com 34% deste mercado.

Buscando acompanhar esta tendência de mercado, e oferecer soluções que minimizem os impactos ambientais para os mais diversos segmentos, a Masipack vêm trabalhando, ao lado de parceiros, em soluções imediatas para seus equipamentos e insumos.

Nos últimos anos a empresa lançou a linha ECO Ultra, voltada para operação de materiais 100% recicláveis, como papeis de diferentes gramaturas e estruturas monomateriais como o PE e PP, que graças a uma tecnologia pioneira desenvolvida, adiciona barreira contra umidade e gordura em níveis similares a outros materiais anteriormente utilizados em conjunto, mas que não permitem um ciclo total de reciclagem.

Desta forma é possível manter a produtividade e rapidez no processo fabril sem comprometer o resultado final do produto.

Mas entregar soluções sustentavelmente responsáveis é apenas uma parte do que deve ser feito. Atualmente se faz necessária uma mudança em toda a cadeira produtiva, desde a produção de insumos e ingredientes até o descarte correto das embalagens ou sua reutilização em parte da cadeia.

Nesta temática, a Masipack vêm realizando encontros, debates e eventos com os principais nomes do mercado para encontrar soluções que auxiliem a indústria neste aspecto, como foi o caso do 1º Packnowledge, realizado em parceria com a Cazoolo, em novembro de 2023.

O evento aconteceu na sede da empresa e reuniu cerca de 150 pessoas, que tiveram a oportunidade de conversar sobre o tema e conferir in loco uma estrutura em pleno funcionamento com equipamentos e soluções da empresa operando estas novas embalagens em diferentes formatos, como Flowpack, Stand Up Pouch e 5 Soldas

O evento gerou ainda a criação de um e-book com conteúdo exclusivo que pode ser baixado aqui.

Para conhecer mais as soluções da empresas do Grupo Masipack, bem como de seus parceiros e manter-se engajado nesta discussão atual e necessária, entre em contato conosco.

Imagem: Freepik

Compartilhe: