Com as constantes demandas por agilidade no processo de instalações e manutenções de equipamentos pelas equipes externas, a partir de 2020, as empresas do Grupo Masipack passaram a utilizar um novo sistema de gestão, o Field Control, que contribuiu para que uma nova realidade de possibilidades para estes serviços.
Antes da digitalização dos processos, a assistência técnica dos equipamentos era realizada por meio de papeis e caneta para emissão de ordem de serviço e preenchimento de relatório de visita técnica. Este procedimento gerava muita rasura, prática que acabava inviabilizando o entendimento da informação correta do que foi realizado.
Buscando uma alternativa para este procedimento, o Grupo Masipack realizou uma pesquisa de mercado em busca de um software que agregasse todas as ferramentas necessárias e de forma integrada para a assistência técnica, como por exemplo a produção de relatórios de forma automática, para melhor análise e métricas dos resultados, e demandas personalizadas de acordo com o tipo de atendimento que os equipamentos, de forma muito parecida com o sistema de CRM já implementado em sua equipe comercial.
Foi então que uma reunião foi agendada com a equipe da Field Control, e logo após os primeiros dias de implementação, um mundo de possibilidades se abriu.
De acordo com Claudio Mendes, do departamento de Qualidade do Grupo, “esta solução atende todas as demandas das empresas do Grupo, entregando exatamente aquilo que precisamos hoje para prestar um atendimento de excelência e qualidade aos nossos clientes, e de forma segura”.
Agora, com este sistema os atendimentos e serviços ganharam mais agilidade e precisão, além de estarem alinhados às novas demandas de sustentabilidade do Grupo Masipack, que trocou o papel pelo digital, deixando de utilizar em torno de 50 mil folhas de por ano, gerando economia de custo, redução de lixo e contribuindo com o meio ambiente.
Nesta transição entre o físico para o online, a equipe de gestão de qualidade da Masipack ficou como suporte para orientar os técnicos sobre as possíveis dúvidas durante o preenchimento até que a total adesão fosse feita, a partir da praticidade que foi agregada dia após dia.
Com o uso do sistema, muitos técnicos passaram a dar sugestões como o uso offline, por exemplo, já que em alguns locais, a conexão com a internet está indisponível ou apresenta latência em seu funcionamento. Hoje, o time nem lembra mais como era na época do papel, já que a produtividade é muito maior.