Mudanças de comportamento para superar os impactos econômicos

Com o aumento de preços dos produtos de consumo massivo em relação ao poder de compra, consumidores brasileiros e mexicanos têm alterado suas estratégias nos supermercados. De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar, uma das líderes em dados, insights e consultoria, as pessoas estão fazendo compras menores, mais frequentes e com maior experimentação. Estes dados demonstram uma resiliência dos latinos americanos com os impactos inflacionários.

O estudo revela que os consumidores deveriam estar comprando apenas 75% da quantidade que adquiriam em 2021, entretanto o índice está em 99% e a explicação para essa redução de apenas 1% está na diversificação de canais de compra proporcionada pela omnicanalidade, sendo assim os consumidores estão visitando mais canais em busca de opções mais atrativas em termos de preço.

Como resultado, as compras têm sido 12% menores e com visitas a 18% mais canais, e por meio da redução no volume de cada categoria de produto, os consumidores também conseguem manter o mesmo número de categorias compradas. Isso significa que estão adquirindo duas categorias e seis marcas a mais do que há dois anos.

Este movimento teve seu início com a aceleração da inflação no final de 2021, afora em 2023 os resultados desses novos hábitos indicam que apesar da pressão econômica, as famílias tem se adaptado com uma série de estratégias para a manutenção do consumo.

Fonte: SA Varejo
Imagem: Freepik

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